Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2019, a Cassind realizou a Campanha de Prevenção ao Câncer com realização de exames preventivos (PSA, CEA- marcador tumoral, Mamografia, sangue oculto nas fezes, Citologia oncótica e colposcopia) sem incidir coparticipação aos seus benenficiários. Sempre seguindo o protocolo do INCA (Instituto Nacional do Câncer), para melhor rastreio e detecção precoce da doença em nossos usuários.
A participação foi significativa e representou um aumento de 84 pessoas em relação ao ano anterior. A Campanha já entrou para o calendário anual de atividades preventivas da Cassind.
Todos que fazem a Cassind agradecem aos parceiros dessa Campanha, e a todos que doaram um pouco do tempo para o autocuidado.
Participação em 2019
Do público masculino, 428 usuários com idade de 40 a 75 anos receberam o comunicado, mas só participaram da campanha 101 usuários.
Psa total/ Psa livre/ CEA/ sangue oculto nas fezes
Já do público feminino, 221 usuárias com idade entre 25 a 39 anos receberam o comunicado para realizar a citologia/colposcopia, mas apenas 19 usuárias participaram da campanha. Para os demais exames(Mamografia/ CEA/ Citologia/ Colposcopia/ sangue oculto nas fezes), 498 usuárias com idade entre 40 a 75 anos receberam o comunicado, mas só participaram da campanha 140 usuárias.
Observamos que 260 usuários realizaram os exames nos 3 meses de campanha sendo que 1.147 usuários receberam o comunicado convocando-o para participar da promoção, desses 260, onde 101 foram do público masculino e 159 do público feminino. Abaixo temos um quadro mostrando todos os anos da campanha:
ANO | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | |||
MASCULINO | 9 | 45 | 154 | 51 | 108 | |||
FEMININO | 36 | 119 | 432 | 76 | 212 | |||
TOTAL | 45 | 164 | 586 | 127 | 320 | |||
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ANO | 2017 | 2018 | 2019 |
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MASCULINO | 93 | 68 | 101 |
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FEMININO | 96 | 108 | 159 |
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TOTAL | 198 | 176 | 260 |
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Na campanha de 2019 a citologia + colposcopia continuaram de livre escolha para os usuários. Já os exames laboratoriais foram direcionados para o LABORATÓRIO DNA e a mamografia foi direcionada para a CEMISE.
O resultado, foi uma maior adesão, com um aumento de 84 participantes em relação ao ano passado, como mostra o gráfico a seguir: